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Estudantes de Engenharia Civil Ganham Experiência na Construção do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz

 


A construção de um megaprojeto no Ceará não foi apenas uma grande obra de infraestrutura, mas também um verdadeiro laboratório de aprendizagem prático para estudantes de Engenharia Civil da Universidade de Fortaleza (Unifor). 

O Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz , com impressionantes 108.984m² de área em desenvolvimento, oferece aos alunos da Unifor a oportunidade de vivenciar e aplicar na prática o conhecimento adquirido em sala de aula. 

Este projeto, liderado pela Fundação Edson Queiroz (FEQ), promete transformar o cenário cultural da região, ao mesmo tempo que impulsiona a formação de novos projetos.

Ao incluir museu, teatro, torre educacional e praça, o complexo é um marco moderno e cultural. A participação direta dos alunos em cada fase de construção, desde visitas técnicas até atualizações, reforça o aprendizado prático, promovendo uma educação mais dinâmica e adaptada ao mercado de trabalho. 

Com contato diário com tecnologias avançadas e processos construtivos de ponta, os futuros engenheiros saem mais preparados e seguros para enfrentar os desafios da profissão.

A Importância da Experiência Prática na Formação de Engenheiros

Para estudantes de Engenharia Civil, a prática é um elemento essencial na construção de um conhecimento sólido e aplicado. Apesar da robustez teórica do curso, não é um canteiro de obras que esses futuros profissionais encontrem uma visão mais completa e integrada do que envolve o projeto e a execução de grandes construções. 

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unifor, Débora Barboza , o Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz foi pensado como uma extensão do ambiente acadêmico.

A participação dos alunos vai desde atividades de observação em visitas técnicas até eventos ativos, onde trabalhar em colaboração direta com as equipes responsáveis ​​pelo projeto. “Atualmente, cerca de 70 alunos foram diretamente envolvidos nessas atividades”, explica Débora. 

A coordenadora ainda enfatiza que esse tipo de vivência permite ao aluno ampliar sua perspectiva sobre os desafios e complexidades reais de uma obra desse porte.

Integração entre Ensino e Prática Profissional

A inclusão dos alunos no projeto do Complexo Cultural não foi uma simples coincidência. A Unifor e a FEQ visualizaram essa construção como uma chance de aliar a excelência acadêmica com a prática profissional, reforçando o compromisso da universidade em formar profissionais competentes e complexos. 

As atividades planejadas para os estudantes foram pensadas para ir além das aulas teóricas, promovendo uma experiência holística e imersiva.

As fases de construção do Complexo foram integradas às atividades acadêmicas, permitindo que os alunos participassem de visitas técnicas , workshops e reuniões com a equipe projetista

“Essas atividades são cuidadosamente planejadas para complementar o currículo acadêmico, permitindo que os estudantes vejam na prática os conceitos aprendidos em sala de aula”, destaca Débora.

Para os alunos, a possibilidade de visualizar na prática conceitos de projeto estrutural, resistência de materiais, gestão de obras e cronogramas de execução reforça o aprendizado e permite um entendimento mais aprofundado. 

Além disso, o contato com profissionais experientes do setor construtivo ajuda a desenvolver habilidades essenciais de comunicação, colaboração e solução de problemas.



Tecnologias de Vanguarda: Um Diferencial no Currículo

Outro grande atrativo do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz é o uso de tecnologias de ponta no processo de construção. 

Os alunos que participam das visitas e atualizações acompanham a implementação de métodos construtivos modernos, que incluem desde o uso de softwares de modelagem digital até a aplicação de técnicas de sustentabilidade ambiental.

Além de enriquecer o currículo acadêmico, esse contato direto com as tecnologias mais atuais do setor da construção civil é um diferencial importante no mercado de trabalho. 

Com a experiência prática acumulada no Complexo Cultural, os estudantes da Unifor adquirem competências que os tornam mais competitivos e preparados para se destacarem em processos seletivos, inovadores e futuros de empregos.

O Complexo Cultural como Um Presente para Fortaleza

Além de representar uma oportunidade única de aprendizado para os alunos de Engenharia Civil, o Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz é um projeto de grande impacto para a cidade de Fortaleza. 

Ao incorporar espaços culturais, educacionais e de lazer, o complexo será um ponto de referência para moradores e visitantes da capital cearense.

Segundo a FEQ, o projeto visa não apenas promover o desenvolvimento urbano e econômico da região, mas também valorizar a cultura local e proporcionar um espaço de convivência e conhecimento acessível a todos. 

Quando concluído, o Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz será um marco na história de Fortaleza, contribuindo para o crescimento cultural e social da cidade e reforçando a relevância da engenharia civil para a transformação de uma sociedade.

A construção do Complexo Cultural Yolanda e Edson Queiroz não é apenas um projeto ambicioso; é uma plataforma de aprendizado prático e profissional para os alunos de Engenharia Civil da Unifor. 

Através de visitas técnicas, avanços e contato com tecnologias de ponta, esses estudantes estão construindo uma base sólida e prática para suas carreiras, diferenciando-se como profissionais altamente construídos e preparados para o mercado de trabalho.

Esse modelo de ensino que integra prática e teoria, aplicado no projeto do Complexo Cultural, serve de inspiração para outras instituições de ensino e reforça a importância de fornecer experiências reais aos estudantes. 

Quando finalmente inaugurado, o Complexo Cultural não será apenas um novo marco cultural para Fortaleza, mas também o símbolo de um projeto que transformou a educação de futuros engenheiros.


Texto: José Santos (Maestro Cidão) / Fonte:/ e Foto Ilustrativa: Diário do Nordeste / Unifor


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