anuncio site/slide

Bate e Volta Fortaleza e Notícias

BAIRRO JACARECANGA

 


Jacarecanga, um bairro situado a oeste do centro de Fortaleza, é notável por sua atração natural principal, o Riacho Jacarecanga, também conhecido como Riacho Timbó em mapas antigos de 1649. 

Às margens esquerda e na foz desse riacho, foi erguida em 1749 uma fortificação militar denominado Reduto de Jacarecanga, que hoje abriga a Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará.

Durante o século XIX, com a expansão territorial de Fortaleza, as margens do riacho Jacarecanga foram gradualmente transformadas em um bairro, com casas de veraneio, lojas e conventos, como o Instituto Bom Pastor. Em 1866, o Cemitério São João Batista foi construído no bairro.

Jacarecanga é o lar de diversas instituições educacionais e militares, como o Liceu do Ceará, desde 1937, o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, a Escola de Artes e Ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho e o Colégio Militar do Corpo de Bombeiros do Ceará. 

Nas primeiras décadas até a década de 1940, o bairro desfrutou de seu apogeu, sendo o bairro da elite de Fortaleza. No entanto, com a mudança da zona portuária para o Mucuripe, o bairro da Aldeota se tornou o novo reduto da elite cearense. 

Na década de 1970, com a construção de uma estação de tratamento de esgoto na praia de Jacarecanga, o bairro sofreu uma desvalorização significativa.

Jacarecanga é conhecida por ser um bairro de forte influência católica e abrigar várias instituições religiosas, como o Instituto Bom Pastor, a Capela das Filhas de Sant'Ana Rosa Gatorno, a Igreja dos Navegantes e a Igreja de São Francisco de Assis.

Seus limites geográficos incluem o Oceano Atlântico ao norte, as áreas de Otávio Bonfim e Monte Castelo ao sul, Moura Brasil e o Centro Histórico de Fortaleza a leste, e Pirambu e Carlito Pamplona a oeste.



Comentários

Postagem Anterior Próxima Postagem